• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • STJ confirma ordem para Justiça informar defesa de Lula sobre cooperação com EUA na Lava Jato

STJ confirma ordem para Justiça informar defesa de Lula sobre cooperação com EUA na Lava Jato

Segundo os advogados do petista, as informações seriam fundamentais para o exercício da defesa

Por Da Redação
Ás

STJ confirma ordem para Justiça informar defesa de Lula sobre cooperação com EUA na Lava Jato

Foto: Ricardo Stuckert/PT

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tornou definitiva a decisão dada em liminar pelo ministro Sérgio Kukina, em agosto de 2020, para determinar que o Ministério da Justiça informe ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a existência, ou não, de pedidos de cooperação técnica formulados por autoridades brasileiras ou dos Estados Unidos para a obtenção de informações relacionadas à Petrobras, no âmbito da Operação Lava Jato. 

Na liminar, Kukina estabeleceu que as informações devem ser restritas à seis ações penais contra o petista mencionadas por sua defesa. Em caso de confirmação dos atos de cooperação, os mesmos devem ser revelados apenas o nome da autoridade responsável. Caso não tenha havido cooperação, tal informação também deverá ser prestada à defesa do ex-presidente. 

O pedido de acesso às informações foi feito pela defesa, em mandado de segurança, sob o argumento de que a cooperação entre autoridades brasileiras e norte-americanas teria desrespeitado os mecanismos oficiais previstos no Decreto 3.810/2001, que promulgou o acordo de assistência judiciária entre os dois países, e sem que ela pudesse conhecer o conteúdo das colaborações.

Ainda segundo os advogados do ex-presidente, as informações seriam fundamentais para o exercício da defesa, mas o acesso teria sido negado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), vinculado ao Ministério da Justiça.

*Com informações do STJ
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário