• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Substâncias químicas em pomadas modeladoras podem causar complicações oculares

Substâncias químicas em pomadas modeladoras podem causar complicações oculares

CBO alerta para o crescimento de casos relacionados ao uso do produto

Por Da Redação
Às

Substâncias químicas em pomadas modeladoras podem causar complicações oculares

Foto: Pexels

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta para o crescimento do número de casos que associam graves prejuízos oculares ao uso de pomadas capilares utilizadas para modelar e fixar penteados. Relatos apontam que, após contato com a água ou suor, os produtos de algumas marcas têm provocado dor e irritação nos olhos, pálpebras inchadas e dificuldade para enxergar. 

Com isso, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem investigado marcas e fabricantes relacionados às reações adversas, que já levaram centenas de pessoas às unidades de pronto atendimento em diversos estados do país. Diante da repercussão desses casos, Sérgio Kwitko, membro do CBO e presidente da Sociedade Brasileira de Córnea, contribuiu na elaboração dos pontos a seguir:
 

-Os relatos que circulam em redes sociais e em ambientes hospitalares associam reações, como cegueira temporária, irritação e sensação de queimadura nos olhos, ao uso de pomadas modeladoras de diferentes marcas e fabricantes, o que indica a necessidade de atenção por parte dos consumidores à composição química desses produtos.

 -A metilcloroisotiazolinona (MCI) e a metilisotiazolinona (MI) - ambos compostos químicos comumente utilizados na formulação de cosméticos dessa natureza são uma ameaça à visão dos consumidores. Esses conservantes contém elementos tóxicos à pele e mucosas, podendo causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele, além de toxicidade pulmonar e neurotoxicidade.

-Nos olhos, estes compostos químicos podem provocar blefarites (inflamação das pálpebras), conjuntivites (inflamações da conjuntiva) e ceratites (úlceras de córnea), bem como o grave comprometimento da visão.

-O CBO orienta os consumidores a consultarem o rótulo dos produtos cosméticos, sendo que, em caso de compra, observar que o seu uso não seja feito nas proximidades dos olhos. Também se deve ficar atento à possibilidade de o produto escorrer para os olhos quando em contato com a água ou suor.

 -Em casos de reações oculares adversas, as pessoas afetadas devem lavar imediatamente os olhos com soro fisiológico e procurar atendimento médico com urgência, de preferência com oftalmologista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário