Sudeste e Nordeste reúnem maioria dos compositores no Brasil, indica pesquisa

Estudo do Ecad aponta que 71% dos cadastros das músicas produzidas no país estão nessas regiões

[Sudeste e Nordeste reúnem maioria dos compositores no Brasil, indica pesquisa]

FOTO: Pixabay

Um estudo feito pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), feito em homenagem ao Dia Mundial do Compositor, celebrado anualmente no dia 15 de janeiro, aponta em quais regiões do Brasil os compositores cadastraram as suas músicas na gestão coletiva.

A pesquisa mostrou que 57% dos registros das composições produzidas no Brasil estão no Sudeste do Brasil. Em seguida, está o Nordeste, identificado em 14% dos cadastros. A região Sul aparece em terceiro lugar com 10% dos registros, seguido pelo Centro-Oeste com 7% e pelo Norte com 2%. Não foi possível identificar a região de 10% dos compositores cadastrados, porque eles não informaram a unidade federativa onde atuam.

Os compositores, assim como intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, estão cadastrados nas sete associações de música - Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC – que formam a gestão coletiva e administram o Ecad.

Os donos de composições, sejam de nacionalidade brasileira ou estrangeira, devem estar filiados a uma dessas sete associações e manter suas informações e repertório atualizados para receber direitos autorais pela execução pública.

O banco de dados do Ecad reúne todas essas informações e é um dos maiores da América Latina.

Atualmente, cerca de 84% de todos os cadastrados no banco de dados do Ecad estão na categoria de compositor. Desse total, 94% são estrangeiros e 6% são nacionais.

O Ecad

O Ecad existe para impulsionar a música como arte e como negócio. É ele que conecta compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. A instituição é uma referência mundial na área em que atua, facilitando o processo de pagamento e distribuição dos direitos autorais.

Dia Mundial do Compositor

O Dia Mundial do Compositor é uma homenagem a todos os artistas que se dedicam a compor canções, traduzindo em versos e rimas sentimentos que, em muitas situações, são compartilhados ao redor do mundo por milhões de pessoas.


 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Jovem Dionísio lança filme para anunciar novo álbum! ]

Estrelado pelos integrantes da banda, o curta-metragem antecipa o nome e a data de lançamento do novo projeto

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!