Suínos geram energia para cidade paranaense
A iniciativa visa diminuir a poluição ambiental na região

Foto: Divulgação/Senado Federal
Cerca de 72 prédios da prefeitura municipal de Entre Rios do Oeste, no Oeste do Paraná, estão sendo abastecidos com energia elétrica gerada pelos dejetos de 40 mil suínos de criadores da região, desde a última quarta-feira (26).
A iniciativa partiu de uma parceria do poder público com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que viram uma oportunidade para diminuir a poluição ambiental na região.
Apesar de pequena, Entre Rios do Oeste conta com uma criação de mais de 150 mil suínos. E com o projeto de geração de energia, cerca de 215 toneladas por dia de dejetos de 18 propriedades rurais passaram a ser tratados, servindo de matéria-prima para a produção do biogás, usado na geração elétrica.
De acordo com a reportagem da Agência Brasil, o esquema é razoavelmente simples, os dejetos são recolhidos e acondicionados em biodigestores. Lá dentro ocorre a decomposição desse material por bactérias, gerando o biometano. O gás é transportado por gasodutos até o local da geração de energia. Por fim, a queima do material aciona um gerador que produz eletricidade.