Supremo Tribunal Federal bloqueia contas e chave Pix de Marcos do Val após viagem para os Estados Unidos
Decisão é do ministro da corte, Alexandre de Moraes

Foto: Agência Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) o bloqueio das contas bancárias, cartões e chaves Pix do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A medida foi tomada após o parlamentar viajar aos Estados Unidos na quinta-feira (24), utilizando passaporte diplomático, apesar de restrições impostas pela Corte.
A decisão, que tramita em sigilo, foi confirmada pela CNN. Segundo informações divulgadas pelo portal UOL, Do Val embarcou para os EUA mesmo após o STF ter determinado anteriormente a apreensão de seus passaportes, inclusive o diplomático, no âmbito de investigação que apura suposta participação do senador em ações de intimidação contra policiais federais.
Em agosto do ano passado, a Polícia Federal chegou a realizar buscas em endereços ligados ao parlamentar em Vitória (ES) para apreender os documentos, mas o passaporte diplomático não foi localizado. Em nota, Marcos do Val confirmou o uso do passaporte diplomático na viagem e afirmou que o documento está válido até 2027, além de destacar que seu visto oficial para os Estados Unidos possui validade até 2035.
A decisão de bloqueio financeiro determinada pelo ministro Alexandre de Moraes atinge todos os ativos em nome do senador e ocorre em meio à continuidade das investigações conduzidas pela Polícia Federal.