SUS: cirurgias eletivas reduziram 34,7% em 2020

Queda foi motivada pela liberação de leitos para infectados pela Covid-19

Por Da Redação
Ás

SUS: cirurgias eletivas reduziram 34,7% em 2020

Foto: Reprodução/Governo Federal

As internações para cirurgias eletivas (procedimentos não urgentes) apresentaram uma queda de 34,7% em 2020 na comparação com 2019, de acordo com os números do DataSUS (órgão de informática do Sistema Único de Saúde) consolidados a partir das informações enviadas pelas secretarias estaduais e do Distrito Federal para o Ministério da Saúde. Segundo os dados do DataSUS, em 2019, foram realizados 2.668.522 procedimentos contra 1.740.736 no ano passado.

A redução foi motivada especialmente pela necessidade de liberação de leitos para pacientes com Covid-19. Com isso, muitos procedimentos cirúrgicos ficaram acumuladas mesmo com a liberação parcial dos procedimentos em algumas regiões.

Ranking

Os estados que mais registraram queda nas internações para cirurgias eletivas foram Piauí (56%), Tocantins (55%), Espírito Santo (53%) e Paraná (46%). Somente o Acre registrou alta na realização de internações para procedimentos eletivos no ano, com o percentual de 1,67%.

Especialistas apontam que 2021 será um ano de muita pressão sobre o sistema de saúde em razão do acúmulo deixado por 2020. "Temos um grupo de pacientes que é sempre muito alto e vamos ter uma sobrecarga maior ainda, com os pacientes deste ano e os que sobraram do ano passado por não terem conseguido fazer", afirma o médico Luiz Carlos Von Bahten, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em entrevista ao portal G1. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário