Suspensão de Nino abre caminho para Renan Guedes estrear na Série A no Bahia
Lateral deve ser titular contra o Santos no sábado (28)

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
A suspensão preventiva imposta ao lateral Nino Paraíba pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Otávio Noronha, faz com que os planos do técnico do Bahia, Dado Cavalcanti, mudem. Agora, ele terá que mudar o titular da lateral direita do clube para a estreia na Série A. Na partida do próximo sábado (30), contra o Santos, em Pituaçu, Renan Guedes deve jogar. Em entrevista coletiva, o jogador disparou: “um sonho”.
Será a primeira vez que o atleta de 23 anos disputará a elite do futebol nacional. Renan Guedes foi contratado pelo Bahia no início da temporada para compor o grupo sub-23. O lateral chamou a atenção da diretoria tricolor após disputar a Série D pelo Joinville. Com oito jogos no Campeonato Baiano, ele foi chamado por Dado Cavalcanti para integrar o grupo principal e ficou de vez.
“Desde quando eu cheguei aqui no Bahia o meu objetivo era esse, subir para a equipe principal. Mas sabia que tinha que subir um degrau de cada vez. Graças a Deus consegui fazer bons jogos na equipe de transição e surgiu essa oportunidade no time principal. O professor Dado me passou confiança, apostou no meu potencial e acredito que consegui mostrar que posso ajudar muito a equipe. E disputar o Brasileirão é um sonho de qualquer jogador, né?! Joguei a Série D, que também é muito difícil, mas estar na elite e vestindo uma camisa tão pesada quanto a do Bahia é um sonho realizado”, disse.
A vaga de titular não vem sem um peso considerável. Renan Guedes precisará substituir Nino, uma das principais armas da equipe baiana. O experiente lateral de 35 anos já disputou 17 jogos nesta temporada, com um gol marcado.
“A responsabilidade é muito grande, porque o Nino é um excelente jogador, que vem nos ajudando muito, fez um golaço, o que mostra toda a qualidade dele. Sem falar que já tem uma história no clube. Mas estou preparado, sempre entro em campo para dar o meu melhor e ajudar a equipe da melhor maneira possível. Recebo a confiança não só do Dado, mas do próprio Nino, dos demais companheiros e isso ajuda muito a ter tranquilidade e fazer as coisas bem-feitas. Espero manter a regularidade para continuar recebendo oportunidades e garantir o meu lugar no grupo”, disse.
A avaliação de Guedes é que a ausência de Nino não deve desfigurar o time do Bahia. O jovem atleta conta que tem características parecidas com o experiente companheiro de elenco. Isso possibilita que Dado Cavalcanti mantenha a estrutura de jogo, que tem no lado direito do ataque um dos pontos fortes. A partida está marcada para às 20h (de Brasília).