Sydney pede evacuação de milhares de pessoas após inundações causadas por temporais
Segundo as autoridades, a previsão é de mais chuva longo do dia

Foto: Reprodução
Fortes chuvas atingiram a costa leste da Austrália nesta quinta-feira (7), no qual Sydney recebeu quase toda a quantidade prevista para um mês de chuva durante a noite. O temporal deixou as estradas suburbanas inundadas e provocou evacuações de milhares de moradores. Segundo as autoridades, a previsão é de mais chuva longo do dia.
Conforme anunciou a mídia local, um homem levado pelas águas da enchente no noroeste da cidade foi resgatado por equipes de emergência. Na região, veículos tentavam atravessar ruas alagadas, linhas de energia e árvores cairam e detritos ficaram flutuando nos rios.
Durante a noite, moradores de uma casa de repouso foram retirados às pressas, enquanto equipes de emergência solicitavam aos 5 milhões de moradores da cidade portuária que evitassem viagens desnecessárias e se preparassem para possíveis evacuações.
"Esta é uma situação altamente dinâmica. Esses eventos estão se movendo excepcionalmente rápido", disse o comissário interino dos serviços de emergência de Nova Gales do Sul, Daniel Austin, durante uma coletiva de imprensa. "Rajadas de chuva excepcionalmente fortes e curtas" estão criando inundações repentinas quase a cada hora, completou.
Apenas neste ano, Sydney já recebeu 1.227mm de chuva, mais do que a precipitação média anual de 1.213mm. Nas próximas 24 horas, muitas cidades costeiras podem atingir até 180mm, afirmou o Bureau of Meteorology.