Taiwan é o 1º país da Ásia a legalizar o casamento LGBTQI+
Multidão comemora aprovação do casamento gay pelo Parlamento de Taiwan em Taipei

Foto: Tyrone Siu/ Reuters
O Parlamento de Taiwan aprovou nesta sexta-feira (17) a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Uma multidão que se reuniu para esperar a votação comemorou a decisão que tornou o primeiro país no continente asiático a reconhecer essa forma de união.
A decisão acontece quase dois anos após o Tribunal Constitucional Da ilha considerar que a proibição do casamento de pessoas do mesmo sexo era inconstitucional. O Legislativo do país tinha até o dia 24 deste mês para tornar essa decisão uma lei.
O projeto de lei do governo deu aos casais do mesmo sexo quase todos os direitos associados a um casamento. No entanto, não foi inclusa na legislação a equiparação completa dos direitos de adoção.
A votação ocorreu no Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia e representou uma grande vitória para a comunidade LGBT nesse estado insular na Ásia Oriental. Mais de 35 mil pessoas marcharam pelas ruas de Taipé até o Parlamento, pedindo aos legisladores que votassem em favor da união civil igualitária.


