• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Talibã diz que grupo jihadista Estado Islâmico ‘não é uma grande ameaça’

Talibã diz que grupo jihadista Estado Islâmico ‘não é uma grande ameaça’

Cerca de 600 membros da organização foram presos desde agosto

Por Da Redação
Ás

Talibã diz que grupo jihadista Estado Islâmico ‘não é uma grande ameaça’

Foto: Getty Images

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse nesta quarta-feira (10), durante uma entrevista coletiva, que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), conhecido por assumir a autora de diversos ataques no Afeganistão, "não é uma grande ameaça". Segundo ele, 600 membros ou simpatizantes suspeitos da organização foram presos desde agosto. “Não há muitos deles no Afeganistão porque não têm o apoio do povo”, disse.

Zabihullah Mujahid afirmou, ainda, que as forças do novo governo Talibã continuam a perseguir o Isis-K, inimigo comum do grupo fundamentalista e dos americanos. Algumas mulheres estão entre as pessoas detidas desde o retorno do Talibã ao poder após uma ofensiva relâmpago em agosto, às vésperas da retirada das tropas ocidentais após 20 anos de ocupação do Afeganistão. Segundo Mujahid, elas serão interrogadas "por mulheres".

O porta-voz considerou que, ao contrário do Oriente Médio, o Isis-K é composto principalmente de combatentes locais e sua presença no Afeganistão não representa uma ameaça para outros países. O grupo jihadista, que inicialmente havia prestado lealdade a Abu Bakr al-Baghdadi, líder do "califado" do EI no Iraque e na Síria, recuperou seu vigor nos últimos meses no Afeganistão, depois de quase ter sido eliminado no final de 2019.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário