/

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Desentendimentos marcam aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara Municipal

Notícias
Bahia

Desentendimentos marcam aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara Municipal

Em sessão tumultuada, vereadores aprovam estatuto, mas artigo 61 é suprimido

Desentendimentos marcam aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara Municipal
Foto: Gilberto Júnior

Um dos projetos mais polêmicos apresentados na Câmara Municipal de Salvador, o Estatuto da Igualdade Racial, conseguiu ser votado com muito custo na tarde desta quarta-feira (29). A discordância ocorreu por conta de uma parte do texto da emenda 61, que alterava o entendimento do Estatuto, no assunto intolerância religiosa para todas as religiões, indo além das de matriz africana e indígena. A base do governo acrescentou a expressão “e demais religiões”. O artigo 61 dispõe sobre as sanções impostas às empresas ou estabelecimentos comerciais que pratiquem atos de racismo ou intolerância religiosa. 

Segundo o vereador Silvio Humberto (PSB), alguns colegas queriam a extensão da penalidade para intolerância sofrida por membros de todo tipo de religião. "O que buscamos é esse entendimento, o caminho do meio", explicou Silvio.  

Por diversos momentos, o vereador Edivaldo Brito (PSD) tentou intervir no intuito de prorrogar a sessão, para que houvesse um entendimento entre todos. O vereador Isnard Araújo (PHS) também manifestou  contrário ao artigo 61. "Esse estatuto, com o artigo 61, não representa os negros de Salvador”, disse sob os olhos atentos de uma galeria lotada. 

Após tumulto, o presidente da Casa, Geraldo Jr. (SD) conseguiu mobilizar as lideranças para votar o estatuto ainda nesta quarta, mesmo ainda sem um consenso entre os vereadores sobre a retirada ou permanência do artigo 61. E foi apenas depois de muitas horas de debates, e prorrogações pedidas, que Geraldo colocou a matéria em votação. O Estatuto da Igualdade Racial no Município foi aprovado por unanimidade e sem o referido artigo. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102