Tartarugas marinhas são encontradas mortas em praia de Salvador

Até o momento, nenhum órgão da Prefeitura realizou o resgate do animal

[Tartarugas marinhas são encontradas mortas em praia de Salvador]

FOTO: Reprodução / leitor Farol da Bahia

O Farol da Bahia recebeu nesta segunda-feira (8), uma denúncia de duas tartarugas marinhas mortas na praia de Armação. De acordo com a denunciante, os animais já tem alguns dias na areia e nenhum órgão responsável até o momento fez o resgate. 

A leitora disse ainda que já entrou em contato com Companhia Ambiental de Salvador e a Zoonoses. “Um órgão empurra para o outro e ninguém resolve. Observe como o prefeito de Salvador sabe administrar bem a parte ambiental da cidade. Estou horrorizada com o descaso”, afirmou.

Em nota, a Guarda Municipal informou que através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA), faz o resgate de animais silvestres que estejam com vida. Os animais são entregues a órgãos como IBAMA ou para o Núcleo de Ofiologia para Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia (NOAP/UFBA), para que possam ser avaliados e posteriormente devolvidos à natureza. Só no mês de janeiro, quase 100 animais silvestres foram resgatados pela Guarda Civil Municipal. 

A população deve entrar em contato imediato com a GCM, através do telefone (71) 3202-5312. A recomendação é de que a pessoa evite se aproximar do animal – apenas observar sua provável localização em uma distância segura -, até a chegada do resgate.

Nesse caso em que o animal já está sem vida a orientação é acionar a Limpurb, para remoção, através do número 3202.5000.

O Farol da Bahia entrou em contato com a Limpurb, que informou que a tartaruga encontrada nas imediações da praia de Armação no último domingo (7), foi enterrada conforme procedimentos determinados pelo Projeto Tamar.  Uma equipe da Limpurb será direcionada ao local para verificar se existe mais alguma ocorrência.

A nossa equipe também tentou contato com o Projeto Tamar, mas não conseguiu.
 


Comentários