Taxa de resultados positivos em teste de laboratório sobe para 60%
Somente na última semana de janeiro foram realizados 390 mil exames

Foto: Reprodução/Prefeitura de Anchieta
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), na última semana de janeiro, entre os dias 24 e 30, a taxa de testes laboratoriais que tiveram resultado positivo para a Covid-19 foi de 60%.
Ao todo, foram realizados 390 mil exames no período, resultando em uma alta de 18% em relação à semana anterior, entre 17 e 23 de janeiro, quando foram realizados 320 mil exames.
Além disso, a taxa de positividade para a Covid-19 também aumentou entre as duas semanas, indo de 57% para 60%. Os dados referentes aos testes de Covid-19 são os do tipo RT-PCR, que busca identificar o material genético do vírus no corpo humano.
Já em casos de Influenza, a Abramed afirma que o "pico de positividade não foi em janeiro, mas sim na última semana de dezembro, quando a taxa de positividade chegou a 41%". A associação aponta que a taxa média de positividade para o vírus da gripe no mês anterior foi de 12,5%.


