Taxa de transmissão da Covid-19 é a maior desde junho

Informação consta no levantamento feito pelo Imperial College

[Taxa de transmissão da Covid-19 é a maior desde junho]

FOTO: Getty Images

Dados de um levantamento do Imperial College de Londres, divulgados na última terça-feira (21), apontam que a taxa de transmissão (Rt) do novo coronavírus no Brasil subiu para 1,03. O índice é o primeiro acima de 1 desde 22 de junho. Na última semana, a taxa chegou a bater o menor valor desde novembro de 2020, quando registrou 0,81. 

O Rt atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 103 pessoas. Quando está acima de 1, a taxa de contágio indica que o vírus avança sem controle. A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução da pandemia no país. 

No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do vírus. De acordo com o levantamento, o Brasil deve registrar 3.980 mortes pela Covid-19 nesta semana, um aumento em relação à anterior, quando foram contabilizados 3.727 casos fatais.

Os dados apontam ainda que o mundo registrou, até a última segunda-feira, mais de 228 milhões de casos de Covid-19, e mais de 4,69 milhões de mortes. As maiores taxas de transmissão da semana estimadas pelo Imperial College foram na Romênia (Rt 1,78), Ucrânia (Rt 1,37) e Sérvia (Rt 1,35). Já as menores taxas de transmissão da Covid-19 estimadas foram na Suíça (Rt 0,55), Paraguai (Rt 0,57) e, empatados, Indonésia, Polinésia Francesa e Quênia (Rt 0,58).
 


Comentários