Tempestade histórica deixa dezenas de mortos no nordeste dos EUA

Serviço Nacional do Clima emitiu alerta de emergência a três estados

Por Da Redação
Às

Tempestade histórica deixa dezenas de mortos no nordeste dos EUA

Foto: Reprodução/Reuters

Dezenas de pessoas morreram nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia devido à tempestade tropical Ida no nordeste dos Estados Unidos, que causou um rastro de destruição no sul do país. De acordo com as autoridades locais, as inundações arrastaram carros, submergiram linhas do metrô e impediram voos nos estados norte-americanos.

A rede de televisão NBC fala em 25 óbitos nos três estados (13 em Nova Jersey, 9 em Nova York e 3 na Pensilvânia). A agência de notícias Associated Press cita 22 mortes e o jornal "The New York Times", ao menos 20. Há mortos também nos estados de Maryland e Connecticut, no nordeste, e no Alabama, no Mississippi e na Louisiana, no sul. Mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem energia elétrica.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, descreveu as inundações e o clima na última quarta-feira (1º) como um "evento histórico sobre o clima", e o Serviço Nacional do Clima emitiu um alerta de emergência de inundação e raios para a cidade de Nova York pela primeira vez. Os esforços de recuperação para reativar os sistemas de transporte, que atendem a milhões de moradores da área metropolitana densamente habitada, já estavam em andamento na manhã desta quinta-feira (2).

O Ida atingiu o sul do país como um furacão de categoria 4 no último domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi, e foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continua causando estragos. A cidade de Nova York já registrou a maior quantidade de chuva em um dia em pelo menos 152 anos.

Foram mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN, o maior número desde 1869 (quando as medições começaram) e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927). 

Além disso, foram registrados quase 9 centímetros de chuvas em apenas uma hora na noite de quarta-feira (1º), superando de longe o recorde anterior de 4,9 centímetros, registrado na passagem do furacão Henri, há apenas 11 dias. A cidade de Newark, em Nova Jersey, também teve um novo recorde diário de chuva na quarta-feira (1º): 21,3 centímetros, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros em 1959).

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, e o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, declararam estado de emergência. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, também declarou emergência na cidade.

Energia

Mais de 1,1 milhão de pessoas estão sem luz em seis estados nesta quinta, segundo o site PowerOutage.us, que compila a falta de energia no país:

-Louisiana: 928,3 mil
-Pensilvânia: 99,7 mil
-Nova Jersey: 61,5 mil
-Nova York: 42,9 mil
-Mississippi: 37,3 mil
-Connecticut: 17,9 mil

O Ida atingiu os EUA como um furacão de categoria 4 no domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos. Com ventos de 230 km/h, o Ida foi o 5º furacão mais forte da história a atingir o país, segundo a agência de notícias Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário