Tempo de espera para perícia médica do INSS varia drasticamente por região do Brasil

Nordeste enfrenta atrasos significativos em comparação com o Rio de Janeiro

[Tempo de espera para perícia médica do INSS varia drasticamente por região do Brasil]

FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Dados do Ministério da Previdência Social revelaram que o tempo médio de espera para passar pela perícia médica do INSS varia consideravelmente entre as diferentes regiões do Brasil. Segundo os números enviados à Câmara dos Deputados, a espera na região Nordeste é quase cinco vezes maior do que no estado do Rio de Janeiro.

A análise médica é uma etapa crucial para a concessão de benefícios como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O questionamento feito ao ministério surgiu após a promessa do ministro da Previdência, Carlos Lupi, de eliminar a fila do INSS até o final de 2023.

No entanto, apesar das medidas adotadas pela pasta, como o pagamento de bônus para peritos e a implementação do Atestmed, uma modalidade de análise documental, a redução no tempo de espera ainda é insuficiente em algumas regiões.

Enquanto no Rio de Janeiro houve uma redução significativa, de 49,6%, entre agosto e fevereiro, com o prazo caindo de 38 para 19 dias, no Nordeste a espera continua longa, atingindo 94 dias em fevereiro, o maior entre as regiões mencionadas.

Embora o estoque de perícias pendentes tenha diminuído em cerca de 27% entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024, ainda há uma fila considerável de 842.882 pessoas aguardando a realização dos exames ou análise dos atestados. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!