Tempo frio intensifica dores e piora o quadro de doenças

Doenças reumáticas e dores na coluna são exemplos de enfermidades que se agravam devido a baixa temperatura

[Tempo frio intensifica dores e piora o quadro de doenças ]

FOTO: Ilustração

Com a baixa temperatura que se instala no inverno, quem sofre com dores na coluna, artrite, artrose, alguns vírus da gripe que geram problemas reumáticos e fibromialgia, tem seus problemas agravados. 

Segundo a reumatologista Suzana Negromonte, durante este período as pessoas ficam com os músculos mais contraídos, o que pode levar ao agravamento da dor. "Além de se agasalhar bem, é bom não parar de fazer exercícios físicos", afirma. "Pacientes que estavam indo muito bem sentem a piora após interromper a prática do exercício", explica a especialista.

Um outro fator que pode agravar as dores é a depressão, que pode se manifestar por ela mesmo ou através de algumas enfermidades. A fibromialgia, doença caracterizada por dores generalizadas no corpo, tem entre os fatores desencadeantes, o estresse emocional e a mudança climática, especialmente frio e umidade. Quem sofre de artrite reumatoide também se queixa mais de dor no inverno. Nas artrites pós-virais - uma reação imunológica que provoca inflamação nas articulações - , os indivíduos podem ficar inchados, vermelhos e com dificuldade no movimento. Em alguns desses casos, o paciente terá de ser medicado para perceber a melhora.

Com isso, a especialista listou cinco dicas para que as pessoas possam prevenir e até mesmo amenizar a dor durante este período do ano: 

- Pratique exercícios físicos;
- Faça massagens;
- Controle o peso;
- Mantenha o seu corpo aquecido;
- Evite passar muito tempo sentado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!