Terceira onda: ‘Estamos no limite de orçamento’, revela Leo Prates
Salvador tem ocupação de 84%

Foto: Gov/ba
O secretário municipal da Saúde, Leo Prates, revelou nesta quinta-feira (20) preocupação com o índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19, que atualmente está em 84%.
A preocupação do secretário é em relação a situação financeira para investir nas ações de combate ao vírus.
“Foi enviado R$ 30 milhões, é muito difícil equilibrar saúde pública e o financeiro a cada onda que só vai piorando. A gente fica sem dormir, pois, nossos profissionais estão exaustos, a gente dobrou a estrutura de upas, abriu hospital e estamos operando no limite para não ter uma crise”, lamentou Prates.
Segundo o secretário, será necessário agir agora para não ter um cenário pior do que a segunda onda. “Preocupados com a atividade econômica a gente cresce o número de infecção com a abertura, depois desce com fechando os locais e aí reabre novamente e fica esse ciclo. Criamos etapas entre UPA e hospital, por isso temos o serviço de suporte ventilatório que hoje já está com dificuldades de regular com muitos pacientes”.
Prates pediu apoio da população e disse, inclusive, que as unidades hospitalares da rede privada também já sofrem o impacto da possível terceira onda. “Precisa entender que seja rico ou pobre quando vem novamente uma lotação, não adianta ter plano de saúde. Salvador tem assistência graças ao SUS”.