Tereza Cristina diz que Brasil vai exportar carne bovina à Rússia
Medida foi estabelecida em meio ao embargo da China à carne brasileira

Foto: Agência Brasil
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou na última quarta-feira (17), por meio das redes sociais, que a Rússia vai estabelecer parceria com o Brasil para exportação de carne com tarifa zero de importação por seis meses. A medida foi estabelecida em meio ao embargo da China à carne do Brasil, que já dura mais de dois meses. Nesta semana, a ministra cumpre agenda em Moscou.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão 200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína. A tarifa de importação hoje, até 530 mil toneladas, é de 15%. “O governo russo anunciou que abrirá uma cota de 300 mil toneladas de carne (200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína) com tarifa zero de importação por seis meses, mercado que pode ser utilizado pelo Brasil”, escreveu a ministra em seu perfil no Twitter.
No início deste mês, um levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) mostrou que o volume de exportações de carne bovina brasileira caiu 43% no mês de outubro quando comparado ao mesmo período de 2020. O veto chinês à carne brasileira reflete diretamente nesses números. A China é o principal comprador de carne bovina nacional e corresponde a 60% dos embarques feitos nos portos brasileiros.
O governo russo anunciou que abrirá uma cota de 300 mil toneladas de carne (200 mil toneladas de carne bovina e 100 mil toneladas de carne suína) com tarifa zero de importação por seis meses, mercado que pode ser utilizado pelo Brasil. https://t.co/P7ALpgKi9q
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) November 17, 2021