Tereza Cristina pede que fertilizantes não sejam incluídos em sanções à Rússia
Ministra da Agricultura fez apelo ao Comitê de Segurança Alimentar da ONU

Foto: Agência Brasil
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitou ao comitê de segurança alimentar da Organização das Nações Unidas (ONU) que fertilizantes não sejam incluídos na lista de sanções à Rússia. Na última quarta-feira (16), durante videoconferência com representantes da FAO (Food and Agriculture Organization), a ministra apresentou proposta para que os produtos sejam incluídos na mesma categoria dos alimentos.
Caso isso ocorra, os fertilizantes não terão a exportação interrompida durante o conflito entre Rússia e Ucrânia. Na reunião, Tereza Cristina disse que o comércio de fertilizantes é indispensável para garantir a segurança alimentar do mundo e salientou que impedir o comércio do produto pode afetar a disponibilidade de alimentos e gerar uma pressão inflacionária. O pedido, no entanto, ainda será encaminhado para apreciação da ONU.
A Rússia é um dos principais fabricantes mundiais de fertilizantes. Atualmente, cerca de 25% das importações brasileiras são provenientes do país do leste europeu, sobretudo produtos à base de potássio.