"Testagem deve ser acessível aqueles que precisam", afirma diretor da OMS

Testes também ajudam a saber onde o vírus está, pontuou

[

FOTO: Christopher Black/OMS

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta segunda-feira (4) que regiões onde há pobreza devem ser priorizadas para que sejam realizados testes da Covid-19.

"Temos que assegurar que a vigilância pública e a testagem estejam acessíveis a todos aqueles que precisam", afirmou Ryan, ao ser questionado em coletiva sobre as desigualdades sociais na pandemia. "E é muito importante que a testagem não seja vista como algo para os ricos e aqueles que podem pagar”, acrescentou.

Ele ressaltou ainda que os testes não servem apenas para que um paciente específico receba um diagnóstico, mas, também, para saber onde o coronavírus está.

"Se as pessoas veem o propósito de testar em só receber o seu próprio diagnóstico, para poderem pagar por tratamento, então essa é uma distorção do propósito final de testar. A testagem é para duas coisas: uma é dar a oportunidade às pessoas com sintomas de serem testadas e cuidadas, mas também para ativar uma série de mecanismos para entender a transmissão do vírus", pontuou.

"Se o acesso aos testes for determinado por recursos, vai haver um entendimento muito enviesado de onde o vírus realmente está. E isso é muito perigoso", destacou. " É perigoso sob uma perspectiva de saúde pública. Não só é desigual, também é perigoso."

"É muito importante que a testagem seja disponibilizada para aqueles que precisam. E, na verdade, em alguns casos, eu acredito que a testagem deveria estar mais disponível em áreas onde as pessoas não têm a oportunidade de se distanciar fisicamente, onde podem ter maiores taxas de infecção – e também podem ter maiores taxas de mortes, se forem infectadas", afirmou.


Comentários