Teste detecta anticorpos contra o coronavírus invisíveis até hoje
Novo exame é capaz de encontrar defesa em pessoas que já tiveram covid

Foto: Divulgação / Governo de SP
Um teste de sensibilidade feito pelo Hospital Espanhol conseguiu detectar anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 até então invisíveis em pacientes que venceram o vírus e que, aparentemente, não geraram nenhuma imunidade. A pesquisa foi publicado na prestigiada revista Scientific Reports.
“Até o momento, tínhamos evidências de que uma porcentagem minoritária de pessoas com infecção comprovada (cerca de 5%), especialmente leve, assintomática ou imunossuprimida, não parecia desenvolver anticorpos e provavelmente permanecia desprotegida no caso de uma possível reinfecção”, disseram pesquisadores de Hematologia e Imunologia do Hospital Geral de Alicante (leste) Fabián Tarín, Francisco Marco e Paula Piñero, em entrevista ao R7, como parte do Instituto de Saúde e Pesquisa Biomédica de Alicante (Isabial).
Essa técnica, mais sensível revela que “quase metade desses pacientes tem anticorpos em pequena quantidade, invisíveis às outras técnicas, e por isso poderiam ter alguma proteção contra a SARS-CoV-2”, destacou Tarín.