Teste: Fiat Argo 1.3 é a melhor versão do compacto
Testamos por uma semana o Argo 1.3 2022 vendido por R$ 73 mil

Mesmo que o foco do mercado esteja nos SUVs, os compactos ainda dominam quase um terço das vendas e tem competidores importantes como o Chevrolet Onix, que voltou a ser produzido, Hyundai HB20, Renault Sandero e Volkswagen Polo. Neste segmento estão os modelos mais equipados com motor intermediário ou turbo 1.0 menos recheados. E hoje o Farol da Bahia traz o Fiat Argo 1.3 S Design 2022.
Na linha 2022 o Fiat Argo traz novos emblemas na cor bronze, moldura de pára-choque na mesma cor, friso lateral em preto brilhante e rodas de liga leve em cinza grafite. Até o emblema “S Design” que destoa do conjunto ganhou moldura na cor bronze e bandeira italiana.
Por dentro o modelo 2022 também ganhou volante revestido em couro, novo tecido boa bancos estilizado especificamente para a versão e costura com linha na cor bronze. Talvez o consumidor nem perceba essa sutil diferença. No painel, o tabelier ganhou um aplique na mesma cor dos emblemas e há surpresas interessantes como a oferta de ar condicionado digital, algo incomum nesta categoria.
Novos equipamentos
Essencialmente o carro é o mesmo mas agora há controles de tração e estabilidade em prol da segurança assim como assistente de saída em rampas, faróis de neblina, chave presencial e partida do motor por botão. Apesar da multimídia Uconnect 7, há apenas sensor de estacionamento sem câmera de ré.
1.3 Firefly
Ainda à espera dos motores turbo o Argo S Design traz o propulsor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado que rende 101/109cv e até 14,2kgfm de torque com a conhecida transmissão manual de cinco marchas. Muito melhor do que o velho Fire de 88cv ainda usado na Strada e que o próprio 1.0 Firefly das versões mais em conta, o motor 1.3 traz consumo contido e potência à medida.
Mesmo com excessivo acerto de conforto na suspensão macia, o Argo compensa o molejo com os controles de tração e estabilidade em
situações mais extremas. A fórmula é bem tradicional, mas o Argo 1.3 S Design reúne uma versão equipada com um motor eficiente por um preço interessante considerando os concorrentes.
Ao rodar uma semana com o Argo 1.3 com etanol o carro rendeu 8,2km/l na estrada e 10,5km/l na estrada segundo o computador de bordo do veículo.
análise de concorrentes
O Argo 1.3 está em uma posição diferenciada no segmento. Os compactos estão saindo de motorizações intermediárias como o Hyundai HB20 1.6 e o Renault Sandero 1.6 já extintos. Na faixa dos R$ 70 mil o Argo teria concorrentes turbinados mais caros como o Onix LT MT 2022 que não tem os mesmos equipamentos e custa R$ 74,6 mil. O Fiat também custa mais que o Sandero 1.0 GT Line que é igualmente menos equipado e potente e além de tudo custa mais: R$ 76,8 mil.
Quando comparado com o Volkswagen Polo 1.6 MSi de R$ 77 mil, o Argo é mais em conta com itens não disponíveis no concorrente. Na ponta do lápis, o Argo só é mais caro que o HB20 1.0 já turbinado não versão Evolution que custa R$ 70 mil.