Testes da vacina indiana Covaxin no Brasil são autorizados pela Anvisa
No Brasil, a Covaxin ainda não conseguiu a certificação de boas práticas de fabricação

Foto: Getty images
Voluntários no Brasil poderão ser testados com a vacina contra Covid-19 Covaxin (BBV152). Após a solicitação do estudo, feita pela empresa Precisa Farmacêutica, que é parceira da empresa de biotecnologia indiana Bharat Biothec, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (13) que os testes fossem realizados.
No Brasil, a Covaxin ainda não conseguiu a certificação de boas práticas, emitido pela Anvisa. Entre os problemas apontados estão questões sanitárias, controle de qualidade e segurança na fabricação da vacina.
A negativa da Anvisa afeta o cronograma de doses previstas pelo Ministério da Saúde, que assinou um acordo para compra de 20 milhões de doses do imunizante em fevereiro.
De acordo com dados divulgados pela Bharat Biotech e pelo Conselho de Pesquisa Médica da Índia (ICMR), a Covaxin apresentou eficácia geral de 78% nos casos sintomáticos e de 100% em casos graves.
Os dados fazem parte da segunda análise provisória de testes clínicos de fase 3. A primeira análise provisória foi feita em março deste ano e apresentou eficácia de 81%. Os resultados de segurança e eficácia da análise final serão disponibilizados em junho.


