Testes de vacina contra Covid-19 por spray nasal é autorizado em humanos
Cientistas afirmaram que as três fases de testes levariam pelo menos um ano

Foto: Reprodução
A China autorizou, nesta sexta-feira (11), o início de testes clínicos em humanos de mais um potencial imunizante contra o novo coronavírus, a vacina por spray nasal. Aprovação foi dada pela Administração Nacional de Produtos, que vai dar início à primeira fase de testes em novembro.
O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia Wantai, em Pequim, e vai recrutar mais de cem voluntários da cidade costeira de Dongtai, na província de Jiangsu.
Os cientistas envolvidos na pesquisa afirmaram à imprensa estatal que a conclusão das três fases de testes levaria pelo menos um ano, mas se sua eficácia for comprovada, poderia oferecer uma "dupla imunidade", contra o vírus que causa a Covid-19.
Eles esperam que ao ser administrado, a vacina por spray nasal seja induzida uma resposta imunológica embora ainda não saibam a durabilidade da proteção, já que se trata de uma nova técnica de imunização.
Por enquanto, são esperados apenas efeitos colaterais leves, como rinorreia (congestão nasal), apesar de ser possível asma ou falta de ar. Se bem-sucedido, esse método facilitaria a produção de imunizantes e as campanhas de vacinação, apontou o jornal Global Times.