Testes rápidos de DST's são oferecidos durante o carnaval
O funcionamento dos postos será até o último dia da festa

Foto: Reprodução
Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados no Carnaval, em dois postos instalados na Avenida Centenário, na Barra, e outro na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. O funcionamento dos postos será até o último dia da folia, iniciando sempre às 16 horas. Além disso, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e material informativo sobre infecções sexualmente transmissíveis. Também há um posto de testagem em Porto Seguro, instalado na Passarela do Descobrimento.
Os foliões que residem em Salvador e apresentem resultado de exame reagente (positivo) para HIV ou hepatites, já sairão do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados e garantia do início do tratamento. Os que residem em outras localidades serão orientados a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios. Com relação ao acompanhamento para tratamento de sífilis, todos serão orientados a procurar a rede básica de saúde da sua cidade. Esse ano, a expectativa é distribuir 1 milhão de preservativos.
A equipe que atuará nessa ação é formada por assistente social, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, sanitaristas, motoristas e assistente administrativo, totalizando 60 profissionais.