Texto-base da reforma da Previdência é aprovado na Comissão Especial da Câmara
Pela Bahia, votaram contra Alice Portugal (PCdoB), Jorge Solla (PT) e Lídice da Mata (PSB)

Foto: Antonio Augusto | Câmara dos Deputados
O texto principal da reforma da Previdência (PEC 6/2019) foi aprovado por 36 votos favoráveis e 13 contrários na Comissão Especial que analisa a matéria na Câmara dos Deputados. A oposição usou as manobras regimentais para alongar os trabalhos, mas por volta do meio-dia o parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB) entrou em apreciação. Esta já é a terceira modificação ao que foi enviado pela equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL).
Um problema técnico no áudio atrapalhou o início das orientações dos partidos e o presidente do colegiado Marcelo Ramos (PL), em tom de brincadeira, disse que estava disposto a enfrentar todo tipo de obstrução, até dos microfones. Ele garantiu que votará toda a matéria nesta reunião. Foram mais de duas horas apenas para a fala dos líderes em favor ou contra o texto. Em linhas gerais, favoráveis falam na falência do estado sem a reforma e os contrários afirmam que a maior carga ficará nas costas dos mais pobres.
Pela Bahia, votaram contra Alice Portugal (PCdoB), Jorge Solla (PT) e Lídice da Mata (PSB). Foram favoráveis Arthur Maia (DEM) e Ronaldo Carletto (PP).
Ao final da votação, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, compareceu à Comissão e o secretário de Previdência do Ministério da Economia Rogério Marinho também acompanhou a leitura do resultado positivo ao governo.
Com a aprovação do texto-base, os deputados passam a analisar os destaques, que são os pedidos de alteração ao texto, que depois tem que passar pelo Plenário da Câmara em dois turnos de votação.


