Tirolez ensina truques para fazer uma lasanha perfeita

Conheça a história do prato e quatro dicas simples, que farão a diferença no paladar

[Tirolez ensina truques para fazer uma lasanha perfeita]

Com origem incerta, a lasanha é considerada um prato italiano, mas gregos, romanos e até ingleses criaram pratos semelhantes ao longo da história. O fato é que pesquisadores britânicos alegam que o primeiro livro de receitas da Inglaterra, escrito por cozinheiros a serviço do rei Ricardo II em 1390, continha uma receita de loseyns, que alterna camadas de uma massa de cereal não identificada, um caldo, especiarias como canela e açafrão e queijo ralado, um prato bem parecido com a lasanha.

Independentemente da sua origem, a lasanha está presente no nosso cotidiano, tanto pelo seu sabor único, quanto pela sua praticidade e versatilidade. Com variadas opções de recheio, pode levar molhos à base de carne, frutos do mar, vegetais, entre outros. O queijo não pode faltar, seja entre as camadas de massa ou ralado por cima para derreter e gratinar.

Preparar a lasanha pode até ser fácil, mas o processo vai além de intercalar o molho, o recheio e cozinhar no forno. Por isso, a Tirolez, uma das principais marcas de laticínios do país, ensina algumas dicas para fazer a lasanha perfeita, que despertará o apetite mesmo antes de servir. Confira:

  1. Faça a lasanha com, no máximo, quatro camadas. Mais do que isso, o prato fica enjoativo e difícil de servir.
  2. Não exagere na quantidade de recheio para que a massa não desapareça entre tantos ingredientes.
  3. A lasanha deve ser colocada no forno preaquecido, bem quente. Nos primeiros 15 minutos, deixe-a coberta com papel alumínio. Depois, retire-o para dourar o prato.
  4. Para evitar que os pedaços desmanchem, espere esfriar um pouco antes de servir.

Agora, coloque em prática as dicas ao preparar uma deliciosa Lasanha aos Quatro Queijos, que leva Queijo Gorgonzola TirolezQueijo Mussarela TirolezRequeijão Cremoso Tirolez e Parmesão Tirolez ralado. Para uma refeição ainda mais completa, sirva essa delícia acompanhada de uma salada verde.

Confira a receita completa abaixo.

Lasanha Quatro Queijos 

Ingredientes

Molho de Gorgonzola
8 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite
2 folhas de louro
2 cravos
1 cebola pequena
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
150 g de Gorgonzola Tirolez
Sal 

Montagem

500 g de massa de lasanha fresca e pré-cozida
600 g de queijo Mussarela Tirolez ralado
1 sachê de Requeijão Cremoso Tirolez
100 g de Parmesão Tirolez ralado

Modo de Preparo:

- Comece pelo molho de gorgonzola. Coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e toste-a mexendo sempre até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos.

- Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete a folha de louro com o cravo para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre até começar a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do- reino e retire as metades de cebola.

- Amasse o gorgonzola com um garfo e junte-o ao molho ainda quente mexendo até que derreta completamente.

- Para montar a lasanha, escolha um refratário grande e fundo (22 x 36 cm e 8 cm de altura). Espalhe uma camada fina de molho de gorgonzola no fundo do refratário. Distribua (sem sobrepor) as lâminas de massa para lasanha, formando uma camada. Não há problema se ficar algum espaço entre elas.

- Adicione outra camada de molho e distribua 1/3 do queijo mussarela, formando uma camada uniforme. Continue alternando as camadas de massa, molho de gorgonzola e mussarela.

- Finalize espalhando um pouco do molho e acrescente o requeijão cremoso em pingos, apertando diretamente do sache. Distribua dessa forma por toda a superfície.

- Cubra com o molho de gorgonzola restante e polvilhe o parmesão.

- Leve ao forno preaquecido a 180 °C e asse por cerca de 40 minutos ou até que a lasanha esteja gratinada na superfície.

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos

Dica: Se você preferir utilizar massa de lasanha seca, será necessário mais líquido. Para tanto, faça mais meia receita de molho de gorgonzola e monte da mesma maneira


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!