• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Titular da SPM-BA lamenta veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes

Titular da SPM-BA lamenta veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes

Na Bahia, estudantes da rede pública e mulheres em situação de privação de liberdade vão contar com o projeto Dignidade Menstrual

Por Da Redação
Às

Titular da SPM-BA lamenta veto de Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes

Foto: Depositphotos

A Secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, lamentou o veto do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) à distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. Para a titular, a decisão demonstra falta de sensibilidade e interesse na adoção de políticas públicas de enfrentamento à pobreza, incluindo a menstrual.

“A pobreza menstrual é um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado em toda a sua complexidade, especialmente nesse momento em que vivemos de empobrecimento da população. Absorvente é um gênero de primeira necessidade para as mulheres e a falta desse insumo interfere diretamente na qualidade de vida, na atuação profissional e no desempenho escolar de meninas e jovens ”, disse.

Projeto Dignidade Menstrual

Na Bahia, o governo do Estado lançou o Projeto de Dignidade Menstrual, que terá início nas escolas estaduais e presídios femininos. Ao todo serão 225 mil estudantes contempladas, na faixa etária de 11 a 45 anos, regularmente matriculadas na Rede Estadual de Ensino. Elaborado pela SPM-BA, o projeto conta com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A distribuição dos absorventes será, inicialmente, pelo período de 12 meses, mas a meta é incluir a iniciativa no Plano Plurianual do Governo do Estado como uma política permanente. O Projeto Dignidade Menstrual também prevê o ajuste na distribuição de absorventes para as mulheres em situação de privação de liberdade por parte da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), além de parceria com o setor corporativo para distribuição de absorventes descartáveis às pessoas que menstruam, em situação de vulnerabilidade social, por meio da Rede Mulher Solidária. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário