Toronto Raptors vence Golden State Warriors e abre vantagem nas finais da NBA
Camaronês tem noite de gala e conduz vitória dos canadenses sobre os atuais campeões

Foto: Divulgação/Toronto Raptors
O Toronto Raptors não poderia imaginar cenário melhor em sua primeira disputa de final da NBA. Liderando o placar por um longo período, os canadenses venceram o poderoso Golden State Warriors por 118 a 109, abrindo 1 a 0 na série final. O segundo jogo da acontece no domingo (2), às 21h, novamente no Canadá.
Destaque da última vitória frente o Milwaukee Bucks, o ala Kawhi Leonard esteve muito marcado ao longo da partida e não conseguiu ser decisivo. Apesar disso, contribuiu na vitória marcando 23 pontos. Surgiu então, a oportunidade para outro jogador aparecer e ser o destaque do jogo. Foi o camaronês Pascal Siakam, que marcou 32 pontos, 14 deles no terceiro quarto, e foi o cestinha do time.
No primeiro quarto, pequena vantagem para o Raptors que venceram por 25 a 21. Os Warriors reagiram no início do segundo e viraram a partida em 41 a 40, mas não manteve o empenho até o final e os canadenses tomaram novamente a liderança do placar, indo para o intervalo vencendo por 54 a 49.
A partida recomeçou com o Golden States esboçando uma pequena reação comandada por Stephen Curry, que marcou 15 pontos na parcial e ajudou o time a manter momentânea vantagem no placar. Mas, Pascal Siakam também teve grande desempenho, anotou 14 pontos e deu vantagem para a equipe chegar ao quarto decisivo com vantagem de 88 a 81. No último período, os Raptors não deram chance para o time de Curry, Durant e Cia, e venceram por 118 a 109.
O Golden States fez uma boa partida, contudo, alguns jogadores não tiveram o nível de atuação de Stephen Curry. Novamente importante com seus arremessos de três pontos, ele foi o cestinha da partida com 34 pontos.
Curiosidades - Os 32 pontos anotados por Pacal na final foi a maior marca de um jogador na primeira partida de uma decisão de NBA desde 2012, quando Kevin Durant na época jogando pelo Oklahoma City Thunder, marcou 36. O ala-pivô camaronês também converteu 11 arremessos seguidos. A melhor sequência de um atleta na decisão da Liga nos últimos 20 anos.
O Golden State Warriors nunca havia perdido o Jogo 1 nas cinco finais disputadas. A derrota também foi a primeira da equipe na abertura de uma série de playoffs desde 2016, finalizando uma sequência de 12 vitórias seguidas, recorde na NBA.