Autos
Avaliamos a versão sedã do Yaris, na configuração XLS Connect, vendida por R$ 85,9 mil
Lançado em 2018 o Toyota Yaris tende a substituir o Etios no Brasil assim como tem ocorrido em outros países do mundo. Usando sua plataforma e seus motores, o carro deverá evoluir no próximo ano seguindo o visual já oferecido na Ásia (o Yaris brasileiro é diferente do Europeu, por sinal) mas manterá a plataforma. Enquanto isso não ocorre, o Farol da Bahia avaliou a versão mais cara do Yaris sedã, a XLS Connect, vendida por R$ 85,9 mil.
Bem equipado
Se por um lado o visual simplificado e aerodinâmico com a dianteira inspirada no Corolla não muda, por outro o carro vem bem equipado nesta versão. Na XLS o carro vem de série com roda de liga leve 15″ com acabamento na cor prata, acabamento interno das portas em tecido, abertura elétrica do porta-malas, abertura interna do tanque de combustível, acelerador eletrônico, ajuste de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura, direção eletro-assistida progressiva (EPS), espelho retrovisor Interno com antiofuscamento eletrocrômico, faróis com acendimento automático, ajuste de altura elétrico e função siga-me, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função Auto Up-Down (Com Anti-Esmagamento), chave presencial (Smart Entry), ar-condicionado automático digital, start/stop, luz Diurna de condução (DRL), Maçanetas Externas Cromadas, Maçanetas Internas Cromadas, Teto Solar Elétrico com Função Anti-Esmagamento, Faróis Halógenos Projetores com Máscara Negra e Linha Guia em LED, Lanterna Traseira em LED, Limpadores de Para-Brisa com Sensor de Chuva, Air air lateral (Dois): motorista e passageiro dianteiro, Air Bag de cortina (Dois Sistemas com Duas Bolsas Cada), air bag de joelho para o motorista.
Motor é o velho conhecido 1.5
Nas versões mais caras o Yaris tem o já conhecido motor 1.5 Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 105/110 cavalos de potência, respectivamente com gasolina e etanol, sempre a 5.600rpm. O torque máximo é de 14,3/14,9 kgfm, a 4.000 rpm e a transmissão é automática Multidrive CVT, que simula sete velocidades.
Tecnologia com seus limites
Vale lembrar que só no modelo 2020 ele passou a contar com espelhamento de celular Android Auto e Apple CarPlay e mesmo com a atualização ela poderia ter uma interface mais moderna, escura, e sem botões físicos, além de mais uma entrada USB melhorando sua conectividade. Parte dos comandos que poderiam estar na multimídia como consumo, modos de condução e check list do carro estão no cluster que é bem completo.
Outro item que poderia ser melhor é o acabamento especialmente o das portas que apesar do revestimento em couro é oco na parte superior. O mesmo vale para os bancos que tem bom apoio lombar mas nas laterais trazem um carpete parcial para ocultar o trilho, o que é uma solução paliativa presente desde o lançamento do carro. Ponto positivo para o teto solar, algo que seus concorrentes não trazem bem como o conjunto completo de air bags.
O Yaris tem a seu favor a confiabilidade da marca Toyota, o motor “que nunca quebra” e um bom pós-venda. Sem mudanças a motorização 1.5 de até 110cv é mais que suficiente para dar um bom desempenho ao sedã-compacto e tem a boa fama dos motores Toyota.
O tamanho do Yaris é alinhado com o que os concorrentes oferecem: 4,43m de comprimento e 1,73m de largura. Com 2,55m de entre-eixos o espaço para os ocupantes se torna suficiente e agradável para os cinco lugares. Sem túnel central o banco traseiro acomoda os passageiros com conforto melhor que os concorrentes.
Preço mais alto
Na faixa de R$ 85,9 mil o Yaris está acima dos seus concorrentes aspirados e até dos turbinados ele só é mais barato que o Volkswagen Virtus. Diante do rival Honda City o preço é o mesmo mas o Toyota vence por ter mais airbags e controles de tração e estabilidade. É o caso do Renault Logan Iconic (R$ 79.990), Fiat Cronos Precision (R$ 75.490) e e Ford Ka SE Plus AT (R$ 77.890). Ainda que custe quase o mesmo que os três-volumes turbo Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 84.720) e Hyundai HB20S Diamond Plus (R$ 81.290), a Toyota poderia ajudar no preço para que ele venda mais diante da concorrência.
Comentários
Relacionadas
Veja Também
Fortes ventos estão dificultando as embarcações atracarem
Fique Informado!!
Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!