Banner Desktop

TRE-BA determina retirada de vídeo de Jerônimo, Rui e Wagner por uso indevido de IA

Meta terá 24 horas para remover ou tornar indisponível a publicação após intimação

Por Da Redação
Às

Atualizado
TRE-BA determina retirada de vídeo de Jerônimo, Rui e Wagner por uso indevido de IA

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou nesta quinta-feira (3)  a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e dos candidatos ao Senado Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) por falta de identificação do uso de inteligência artificial. 

A publicação deverá ser removida ou ficar indisponível em até 24 horas após a intimação da plataforma.

A decisão foi tomada em caráter liminar pelo TRE-BA após uma ação apresentada pelo vereador Gabriel Bandarra, mais conhecido como Tenóbio (PL). 

Em caso de descumprimento da ordem, a Meta, responsável pelo Instagram, estará sujeita a multa diária de R$ 1 mil.

Entenda

Publicado em 27 de julho, o vídeo integra a campanha “Time do Trabalho” e apresenta personagens em animação 3D em um cenário rodoviário. 

Na legenda, os políticos afirmam que o grupo promoveu uma “grande transformação na Bahia” e citam obras, investimentos e a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a representação, o material utiliza recursos de animação tridimensional, modelagem gráfica e síntese de áudio e voz, mas não informa que foi produzido ou manipulado com inteligência artificial.

O que diz a legislação

Na decisão, o TRE-BA considerou que a ausência da identificação exigida pela legislação eleitoral caracteriza uma irregularidade. 

A Resolução TSE nº 23.610/2019 determina que conteúdos sintéticos produzidos ou alterados por inteligência artificial e utilizados em propaganda eleitoral sejam identificados de forma explícita e acessível.

Para o tribunal, a exigência não é apenas uma formalidade. A identificação permite que o eleitor saiba quando um conteúdo utilizado em propaganda eleitoral foi produzido ou alterado por tecnologia de inteligência artificial.

O que acontece agora

Além de remover ou tornar indisponível a publicação, a Meta deverá preservar registros relacionados ao vídeo, incluindo dados de acesso, metadados, informações sobre republicações, alcance e eventual impulsionamento pago.

Jerônimo, Rui e Wagner foram citados no processo e terão dois dias para apresentar defesa. A decisão é liminar e, portanto, não representa o julgamento definitivo da ação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário