TRE-BA rejeita candidatura de José Estêvão, do DC, ao governo da Bahia

Registro foi indeferido por unanimidade após disputa interna no partido; entenda

Por Da Redação
Às

Atualizado
TRE-BA rejeita candidatura de José Estêvão, do DC, ao governo da Bahia

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu, por unanimidade, o registro de candidatura de José Estêvão (DC) ao governo da Bahia. Com a decisão, Ariel Capistrano passa a ser o candidato do partido na disputa, mas Estêvão ainda pode recorrer.

A decisão é resultado de uma disputa interna pelo comando do DC na Bahia, que levou o partido a registrar dois candidatos ao governo do Estado. Os nomes foram escolhidos em duas convenções partidárias diferentes, realizadas nos dias 1º e 2 de agosto.

Na primeira convenção, o grupo que apoiava Ariel Capistrano o escolheu como candidato ao governo, com Zé Augusto como vice. No dia seguinte, outra ala do partido aprovou José Estêvão para a mesma vaga, tendo Neuzimar Camacam como candidata a vice.

A disputa pelo comando do DC na Bahia também foi parar na Justiça Eleitoral. Na última sexta-feira (21), o TRE-BA encerrou uma ação que havia dado a José Estêvão o controle do partido no Estado.

Com essa decisão, Ariel Capistrano voltou a ser reconhecido pela Justiça Eleitoral como representante do DC na Bahia, fortalecendo a candidatura ao governo do Estado.

Por que a candidatura de Estêvão foi barrada?

No julgamento do registro de candidatura, a relatora, desembargadora Patrícia Didier, entendeu que faltava a homologação do ato partidário que confirmou a candidatura de Estêvão.

Segundo ela, “a ausência de homologação do ato partidário coletivo inviabiliza a concessão do registro”. Os demais integrantes da Corte acompanharam o entendimento e o registro foi indeferido por unanimidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário