Três anos da tentativa de golpe do 8/1: governo federal faz cerimônia para relembrar atos antidemocráticos em Brasília
As atividades vão iniciar Às 14h30, com a exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”, no átrio do Espaço do Servidor.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Uma cerimônia em referência aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 vai ocorrer nesta quinta-feira (8) no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O evento promovido pelo presidente Luiz Inácio lula da Silva (PT), relembra o episódio do dia 8 de janeiro de 2023 quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e vandalizadas.
A programação do evento conta também com uma atividade na área externa do Palácio com a presença de parlamentares do Congresso Nacional e representantes da sociedade civil.
As atividades vão iniciar Às 14h30, com a exposição “8 de janeiro: mãos da reconstrução”, no átrio do Espaço do Servidor. Logo em seguida, às 15h, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: mãos da reconstrução”.
Também vai ocorrer uma roda de conversa com jornalistas que cobriram os ataques e vão relatar o que presenciaram naquele dia. Já, às 17h, terá a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no Salão Nobre do STF.
O evento tem sido realizado anualmente pelo presidente Lula, com o objetivo de reforçar os valores democráticos, após os ataques que resultaram na destruição parcial do prédio.
Também está previsto para ocorrer uma programação no Supremo Tribunal Federal (STF) e atos de movimentos sociais. Não vão ocorrer eventos oficiais nos prédios da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.


