Três anos de pandemia: Covid-19 tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas

Números ainda mostram necessidade de prevenir a doença

[Três anos de pandemia: Covid-19 tirou a vida de mais de 6 milhões de pessoas]

FOTO: Reprodução/Pixabay

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a emergência causada pelo coronavírus atingiu o patamar de uma pandemia, em 11 de março de 2020, mais de 759 milhões de casos de Covid-19 foram registrados no mundo. Nestes três anos, o coronavírus descoberto em Wuhan, na China, tirou a vida de 6,8 milhões de pessoas.

No Brasil, as mortes chegaram a 700 mil, em um universo de 37 milhões de casos já diagnosticados. O primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus foi identificado no Brasil no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos. A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença.

Em abril, em meio ao isolamento social, o governo enviou ao Congresso Nacional proposta de criação de auxílio emergencial. Ainda em 2020, estudos sobre a vacina contra Covid-19 avançaram. Em janeiro de 2021, o Brasil começa a vacinar grupos prioritários, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford.

O avanço da vacinação foi essencial para o controle da pandemia. A Covid-19, no entanto, ainda não deixou de existir. Na última semana epidemiológica, segundo dados do DataSUS, a doença causada pelo novo coronavírus fez 330 vítimas. O número mostra que ainda é necessária atenção à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Primeiros casos

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil ocorreu em São Paulo, em 26 de fevereiro de 2020. Um homem de 61 anos, residente da capital paulista, que tinha feito uma viagem para a Itália entre 9 e 21 de fevereiro, é considerado o primeiro registro de contaminação da doença no país.

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o primeiro caso da doença em 6 de março de 2020. Na época, a pasta informou que tratava-se de uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, que tinha retornado da Itália em 25 de fevereiro. 

Primeiras mortes

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a primeira morte por Covid-19 no país ocorreu em 12 de março de 2020, em São Paulo. A vítima era do sexo feminino, tinha 57 anos. Na Bahia, a Sesab registrou a primeira morte no dia 29 de março de 2020. O paciente era um homem de 74 anos, que estava internado em um hospital privado de Salvador. Ele estava entubado e em diálise contínua. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!