/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Três em cada dez consumidores que pretendem comprar presentes de Natal estão endividados

Notícias
Economia

Três em cada dez consumidores que pretendem comprar presentes de Natal estão endividados

Segundo pesquisa, cerca de 30% costumam gastar mais do que podem no fim do ano

Por Da Redação
Três em cada dez consumidores que pretendem comprar presentes de Natal estão endividados
Foto: Getty Images

Dados de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, em parceria com a Offer Wise, apontam que cerca de três em cada dez consumidores (30%) que pretendem presentear alguém no Natal deste ano têm contas em atraso, sendo que dois terços (67,2%) estão com o nome sujo. O valor corresponde a um aumento de 16 pontos percentuais em comparação com o do ano passado.

O levantamento mostra, ainda, que 27% dos que devem comprar presentes de Natal costumam gastar mais do que podem. Desses, 7% planejam deixar de pagar alguma conta para adquirir os presentes, 8% para conseguir participar das comemorações de Natal e 6% das comemorações de Ano-Novo.

De acordo com os entrevistados, as principais contas que deixarão de ser pagas para comprar presentes ou participar das festas de fim de ano são a TV por assinatura (24%), o cartão de crédito (20%), a internet (20%), o financiamento de carro ou moto (13%) e as contas de água e luz (11%). Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, é importante resistir aos excessos de consumo para evitar entrar no próximo ano com mais dívidas. “O recomendável é não comprar por impulso e planejar as despesas de acordo com o orçamento, sempre priorizando a quitação de contas", recomendou ele.

Os excessos durante as festas de fim de ano fizeram com que 15% dos compradores ficassem com o nome sujo por causa das dívidas pendentes, sendo que 6% já limparam o nome e 8% seguem negativados. O valor médio das dívidas, segundo a pesquisa, é  de R$ 1.041,53, que corresponde a um aumento de R$ 491 em comparação ao mesmo período de 2020.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102