Três indicadores alertam para uma desaceleração no crescimento da economia global

Queda nos preços do cobre, curva de rendimento invertida dos EUA e taxas de embarque deprimidas

[Três indicadores alertam para uma desaceleração no crescimento da economia global]

FOTO: Agência Brasil

Três indicadores convergiram para alertar sobre uma desaceleração no crescimento da economia global: preços mais baixos do cobre, curva de rendimento invertida dos Estados Unidos e taxas de embarque deprimidas. As informações são do Valor Econômico.

O preço do cobre registrou uma queda de cerca de 20% em relação ao pico deste ano, de acordo com um índice baseado em contratos futuros de três meses negociados na Bolsa de Metais de Londres (LME). O zinco também caiu 30% ou mais, e o alumínio cerca de 20%.

Essa queda indica preocupação com a estagnação econômica na China, que responde por cerca de 60% da demanda global do metal. A China o usa principalmente para fiação na construção civil.

Rendimentos de títulos do governo dos EUA

Os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos excederam os rendimentos dos títulos do Tesouro de 10 anos por 226 dias consecutivos até sexta-feira (26). Esta curva de rendimento invertida é a mais duradoura desde 1981. Uma inversão de rendimento aponta para uma recessão que se aproxima.

O Federal Reserve (banco central) de Nova York usou a inversão do rendimento para calcular uma probabilidade de 68% de que a economia dos Estados Unidos entre em recessão, uma leitura mais alta do que às vésperas da crise financeira global (2008) ou do estouro da bolha pontocom (2000).

O índice de preços de despesas de consumo pessoal aumentou 4,4% no ano em abril e superou as expectativas do mercado, demonstrando o poder de resistência da sobrevivência.

As taxas de transporte de contêineres asiáticos, que refletem a força do consumo nas economias ocidentais, caíram desde o ano passado. As tarifas spot para rotas marítimas entre Xangai e a costa oeste dos Estados Unidos chegaram a US$ 1.398 por unidade equivalente a quarenta pés na quarta semana de maio, de acordo com a Shanghai Shipping Exchange, uma queda de 82% em relação ao ano anterior.

Taxas de embarque

A taxa dos contêineres que viajam de Xangai para a Europa caiu 85%, para US$ 859 por unidade equivalente a 20 pés. Algumas empresas de navios porta-contêineres dizem que essas taxas não são lucrativas.

A Ásia geralmente envia produtos acabados, como móveis, roupas e brinquedos, para destinos ocidentais. A cadeia de suprimentos contínua durante a pandemia levou os varejistas a garantir estoques extras de mercadorias, mas os gastos do consumidor foram deixados de lado.

Os estoques excessivos levaram os volumes de embarque a cair drasticamente desde a segunda metade de 2022.

As tarifas para graneleiros também diminuíram. O Baltic Dry Index chegou a 1.172 pontos na sexta-feira, cerca de 30% abaixo da alta acumulada no ano até 10 de maio. As estrangeiras chinesas de minério de ferro e carvão enfraqueceram.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!