Tricô e crochê: confira as tendências de outono/inverno 2021

Aos detalhes...

[Tricô e crochê: confira as tendências de outono/inverno 2021]

O outono chegou e com ele os dias mais friozinhos, clima ideal para tirar as lãs do armário para montar um look confortável e estiloso. Nas estações mais frias, as roupas de tricô e crochê aparecem com mais evidência, pois além de versáteis, trazem uma sensação de conforto.

Cris Bertoluci, mestre em têxtil e moda pela USP, é professora da Novelaria, loja exclusiva e altamente especializada em lãs, fios, agulhas e acessórios para diversos tipos de artes de artes manuais, sempre traz o que há de mais novo desse universo para as alunas.

 “As blusas de Mohair – fios mais peludos – são as apostas da estação, com a modelagem ampla e punhos bem ajustados. É uma peça super confortável e deixa qualquer look mais estiloso”, ensina.

Afinal, o conforto veio para ficar. Depois de meses em isolamento social, as pessoas preferem vestir peças que abracem, mas sem perder o estilo.

Os babados também serão trend nessa estação, o item fashionista pode ser aplicado na manga, na cava e na barra das peças.

DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo)

Uma tendência que herdamos do isolamento social é o DIY, seja para desestressar ou pelo simples fato de aprender algo novo, além do prazer de fazer a própria peça.  Cris Bertoluci revela qual a peça que será moda no outono/inverno: “Os coletes estão chegando com tudo no Brasil, por influência de países nórdicos onde as artesãs estão criando peças lindas e diferentes. A facilidade na execução é um incentivo para essa tendência.”

Crédito: Malabrigo

Para quem irá se aventurar no tricô, Aida Fonseca, proprietária da Novelaria, dá dicas de quais são os melhores fios para produzir as peças.

“Os fios naturais são ideais. Para surpreender na composição, aposte em fios Mohair com linho ou seda, a cartela de cores é surpreendente. Os fios de alpaca dão um aspecto peludo e felpudo e o famoso Cashmere é indicado para blusas e twin set”.

A Novelaria também oferece aulas de tricô, crochê, bordado, macramê e corte e costura. Para quem busca aprender ou aperfeiçoar as técnicas manuais.

Tricô e crochê na moda

As artes manuais invadiram as passarelas e caíram no gosto das influenciadoras, e as peças handmade são a aposta para um look exclusivo. O conjunto twin set, composto por top e casaquinho curto, ganhou notoriedade porque foi a aposta de muitas celebridades. A peça é perfeita para o outono, quando temos dias quentes e um  entardecer mais fresco.

Image may contain Clothing Shoe Footwear Apparel Human Person Wheel Machine Pants Tire Jeans Denim and Car katieholmes in khaite sweater

Crédito: Vogue US                                                          Crédito: Vogue US

 

Cores

 O Pantone Color Institute anunciou as cores de 2021: o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. 


Crédito: Pantone Color Institute

As peças de tricô e crochê podem e devem seguir a tendência, podendo criar padronagens inusitadas para criar uma peça exclusiva. O tricoteiro Felipe Cavalheiro (@brazilianknitter) utilizou fios Sock da Malabrigo para criar um sweater em jacquard, uma das marcas registradas do artista.


 

Crédito: Felipe Cavalheiro


Comentários