Troca de prisioneiros histórica é realizada entre Russia e Ucrânia
Foram 70 prisioneiros, trinta e cinco de cada lado

Foto: Reuters
A Russia e a Ucrânia realizaram neste sábado, 07, a primeira troca de dezenas de prisioneiros entre os dois países desde o início da crise em 2014.
Segundo fontes do governo ucraniano, foram 70 prisioneiros, metade de cada lado.
A televisão estatal russa transmitiu imagens de ônibus saindo da prisão de Lefortovo em Moscou pouco antes e anunciou que eles haviam chegado ao aeroporto.
O avião que transportava os ucranianos pousou no sábado no principal aeroporto de Kiev, onde dezenas de amigos íntimos e o presidente, Volodimir Zelenski, os encontraram na pista.
Essa troca de prisioneiros entre a Ucrânia e a Rússia é um primeiro passo para o fim da guerra com os separatistas pró-russos, disse o presidente Zelenski.
“Devemos dar os demais passos para acabar com essa guerra horrível”, que causou cerca de 13.000 mortes em cinco anos, disse ele depois de receber pessoalmente os 35 prisioneiros ucranianos no aeroporto de Kiev.
Os Estados Unidos, por sua vez, saudaram o intercâmbio de prisioneiros e expressaram esperanças de que a ação signifique o início de um novo relacionamento para a resolução do conflito entre os dois países vizinhos.
“Talvez seja o primeiro passo de um gigante em direção à paz”, disse Donald Trump no Twitter. “Boas notícias”.