Trump desiste de apoiar Brasil na OCDE
Em março, em visita de Bolsonaro aos Estados Unidos, Trump havia sugerido apoiar processo de adesão

Foto: Agência Brasil
Os Estados Unidos não mencionaram apoio ao ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em carta enviada ao organismo no dia 28 de agosto, no entanto, apoiou a entrada de apenas dois novos membros: Argentina e Romênia. A informação foi publicada mais cedo pela agência Bloomberg.
Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter prometido apoiar a adesão brasileira ao bloco, pretendida pelo presidente Jair Bolsonaro, os EUA são contra uma ampliação maior da organização e têm se posicionado de forma contrária as ações do secretário-geral.
Em março, em visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, Trump apoiou o início do processo de adesão do Brasil para se tornar membro pleno da OCDE. Em troca do aceno, Bolsonaro fez concessões unilaterais, como dispensar a exigência de visto a norte-americanos, e começou a renunciar a tratamentos especiais destinados a países em desenvolvimento em negociações com a Organização Mundial do Comércio (OMC), etapa necessária para a adesão.