Trump elogia Lula após ligação: “Tivemos uma conversa muito boa, eu gosto dele”; tarifas de produtos brasileiros e combate ao crime organizado teriam sido temas da conversa
Lula reiterou que ainda existem produtos tarifados e que o Brasil deseja avançar nas negociações

Foto: Reprodução/The White House
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a ligação com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que durou cerca de 40 minutos nesta terça-feira (2). Os presidentes trataram da retirada das tarifas aplicadas aos produtos brasileiros e da ampliação de cooperação bilateral no combate ao crime organizado.
“Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom. Tivemos algumas boas reuniões, como você sabe, mas hoje tivemos uma conversa muito boa”, declarou.
Segundo informações do Planalto, Lula agradeceu a decisão de zerar tarifas sobre exportações brasileiras de carne bovina fresca, resfriada ou congelada, além de produtos de cacau, café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes. A medida foi anunciada pela Casa Branca em 20 de novembro.
Apesar de tratar a decisão como "muito positiva", Lula reiterou que ainda existem produtos tarifados e que o Brasil deseja avançar nas negociações. O governo deseja reduzir taxas do setor industrial.
Crime orgaznizado
No telefonema, Lula pediu para que os Estados Unidos colaborem com o Brasil no enfrentamento ao crime organizado Internacional. Ele descartou as operações recentes conduzidos pelo governo federal para sufocar financeramente as organizações criminosas e afirmou que parte atuando diretamente do exterior.
Dolnald Trump demonstrou "total disposição" para cooperar e disse que dará apoio total às ações conjuntas entre os dois países para enfrentar essas redes. Lula e Trumo concordam em manter conversas frequentes sobre os avanços das propostas discutidas, tanto na àrea comercial quanto na segurança.


