Trump envia 10 jatos F-35 ao Caribe em escalada de tensões com a Venezuela
Medida foi tomada três dias após EUA atacarem barco venezuelano deixando 11 pessoas mortas

Foto: Divulgação
O governo Trump ordenou o envio de 10 jatos F-35 para o Caribe para realizar operações contra cartéis de drogas, em meio a escalada de tensão com Nicólas Maduro, presidente da Venezuela. A informação foi revelada pela agência de notícias Reuters, nesta sexta-feira (5).
O envio dos jatos ocorre três dias após os EUA atacarem um barco que, segundo Trump, transportava “quantidades massivas de drogas” da Venezuela, matando 11 pessoas.
Os caças irão à base aérea em Porto Rico, próximo à região onde navios de guerra americanos estão mobilizados. Não há detalhes se a decisão foi tomada após dois caças venezuelanos sobrevoarem o destróier USS Jason Dunham, no mar do Caribe, na quinta-feira (4).
Os equipamentos militares dos EUA foram enviados pelo governo Trump para perto da costa da Venezuela em uma campanha de pressão sobre o governo Maduro. A justificativa oficial é combater cartéis de drogas latino-americanos.
Os F-35 se somarão à robusta presença militar dos EUA no sul do Caribe, que inclui sete navios de guerra e um submarino nuclear de ataque rápido, além de aviões espiões.
• Maduro alerta para “luta armada” após deslocamento de frota dos EUA rumo à Venezuela
• Conheça a frota dos EUA citada por Maduro como ameaça à Venezuela
Na última semana, Trump acusou Maduro de controlar o Tren de Aragua, uma gangue venezuelana considerada terrorista por Washington.
Trump também responsabilizou Maduro por “assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico sexual e atos de violência e terror nos Estados Unidos”.
Além do Tren de Aragua, os EUA acusam Maduro de chefiar o Cartel de los Soles. Maduro é apontado ainda como um dos principais beneficiários de uma “governança criminal híbrida” que ajudou a instalar no país.