/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

TSE lança nova etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade

Notícias
Brasil

TSE lança nova etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade

Documento digital deve estar disponível para toda a população em fevereiro de 2023

Por Da Redação
TSE lança nova etapa de implementação do Documento Nacional de Identidade
Foto: Reprodução/Youtube

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta terça-feira (08), uma nova etapa da implementação do Documento Nacional de Identidade (DNI). O lançamento aconteceu no Auditório III do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF) e teve transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

A emissão do documento digital terá início em março, com servidores da Justiça Eleitoral e de outros órgãos públicos, para aprimorar o processo de desenvolvimento. 

No evento, estiveram presentes o ministro da Economia, Paulo Guedes, além do presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, o diretor-presidente do  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Gileno Barreto, entre outros. 

O TSE defende que a experiência inicial, que será feita a partir de março, é fundamental para o desenvolvimento do documento digital, que visa agilizar o serviço público e poupar a população de enfrentar filas. A expectativa é que o DNI sirva para identificação do cidadão também com os órgãos e entidades governamentais e privados.

"Nós estamos dando um passo decisivo para colocarmos o norte do serviço aos cidadãos brasileiros", afirmou Paulo Guedes, citando a posição do Brasil, em 7º lugar, como governo digitalizado, em levantamento feito pelo Banco Mundial. 

A próxima fase, prevista para a partir de agosto, visa que os cidadãos domiciliados no estado de Minas Gerais tenham acesso ao documento. O estado foi escolhido após um acordo de cooperação firmado no final de 2021 com previsão de emissão do DNI também pelo Instituto de Identificação do estado. Além disso, a iniciativa ajudará a reforçar os processos de coleta de dados biométricos dos cidadãos brasileiros residentes em Minas Gerais.

Já, para toda a população de outros estados, a previsão é de que poderão emitir o DNI a partir de fevereiro de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102