Tumulto no aeroporto de Cabul deixa mortos no Afeganistão
O número de mortos não foi confirmado

Foto: Reprodução
O aeroporto de Cabul registrou um tumulto que deixou mortos nesta segunda-feira (16), quando uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã. O número de mortos não foi confirmado.
A Agência Reuters cita relatos de testemunhas de que cinco pessoas foram mortas, sem explicar se as vítimas foram atingidas por disparos de armas de fogo ou pisoteadas durante a confusão. O jornal "The Wall Street Journal" fala em três mortos por armas de fogo.
As pessoas estão tentando deixar o país após o Talibã tomar a capital Cabul e voltar ao poder depois de 20 anos. O presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado no domingo (15).
Durante o tumulto, tropas dos EUA, que estavam no aeroporto para ajudar os cidadãos americanos a embarcarem, atiraram para o alto.
Os EUA atacaram o Afeganistão em 2001, em reação ao atentado do 11 de Setembro, e tirou o grupo extremista do poder.
O ex-presidente Donald Trump, assinou acordo de paz com o Talibã em fevereiro de 2020, que previa a retirada total das tropas do país em abril deste ano. Joe Biden, manteve a decisão e adiou a saída completa do Afeganistão para o fim deste mês. Com a saída dos EUA, o Talibã rapidamente reconquistou o poder.