Túneis de desinfecção são instalados em hotel, em Lauro de Freitas, e UPA, em Salvador
Dez unidades de saúde que atendem pacientes com Covid-19 já possuem o túnel

Foto: Divulgação/ Senai Cimatec
O Hotel Riverside, em Lauro de Freitas, onde foi montado a estrutura do hospital de campanha destinado a atendimento de pacientes com o novo coronavírus, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris, em Salvador, ganharam túneis de desinfecção. O equipamento é desenvolvido pelo Senai Cimatec.
Ao todo, dez unidades de saúde que atendem pacientes diagnosticados com Covid-19 já possuem o túnel de desinfecção: Instituto Couto Maia, hospitais Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, Espanhol, Subúrbio, Ernesto Simões Filho e Martagão Gesteira em Salvador, além do Costa do Cacau, em Ilhéus, e Calixto Midlej Filho, em Itabuna.
Os túneis de desinfecção foram desenvolvidos sob a supervisão do infectologista Roberto Badaró, pesquisador chefe do Instituto de Tecnologia da Saúde do Senai Cimatec.
“A gente sabe que a contaminação do profissional da área da saúde, cerca de 50% ocorre não no contato com o paciente, mas quando ele vai se desparamentar. Ao passar pelo túnel de desinfecção e receber o spray, o profissional pode retirar estes equipamentos de proteção individual sem risco de contaminação”, explicou Badaró.