Turismo: Bahia lidera o ranking de estados mais vendidos em 2024 do Anuário Braztoa!
Anuário Braztoa 2025 revela os destinos campeões de venda e aponta novas tendências de viagem

Foto: Ascom
Quais foram os destinos escolhidos dos brasileiros em 2024? Quais lugares estão se consolidando como escolhas certeiras — e quais começam a despontar como as novas promessas do turismo? Essas e outras respostas estão no Anuário BRAZTOA 2025, lançado nesta semana pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Realizado com a consultoria da SPRINT Dados, o estudo oferece um panorama completo da comercialização de viagens no Brasil e no exterior pelas operadoras no Brasil, com análise e retrato do cenário econômico, do comportamento de consumo e tendências de mercado no segmento de turismo de lazer.
Em 2024, as operadoras associadas à Braztoa movimentaram R$ 22,09 bilhões em faturamento, com 9,81 milhões de embarques. O anuário também traz informações sobre o perfil dos tipos de produtos adquiridos, as formas de pagamento mais utilizadas, o nível de personalização dos roteiros, entre outras informações.
“Os dados de 2024 mostram a força e o alcance das operadoras de turismo no Brasil, responsáveis por conectar milhões de pessoas a experiências completas e seguras, tanto dentro quanto fora do país. Esses números refletem não apenas a robustez do setor, mas também a confiança que os viajantes depositam nas operadoras para transformar sonhos em realidade, e viagens em experiências incríveis.” comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da Braztoa
Os destinos mais vendidos no Brasil e no mundo
O estudo apresenta rankings com TOP 10 segmentados com os países, cidades e atrações internacionais mais vendidas, além de cidades, estados e atrações nacionais. E ainda apresenta uma lista com os destinos emergentes, aqueles que não estão no topo das vendas, mas vêm crescendo de forma expressiva e atraindo a atenção dos viajantes.
Turismo Nacional – O Brasil como grande protagonista
Com quase 6 milhões de embarques nacionais (5,88 milhões), o Brasil respondeu por quase 60% de todas as viagens realizadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024. Um número que comprova a força do turismo doméstico e consolida o país como grande protagonista das escolhas de viagem dos brasileiros.
As escolhas dentro do Brasil mostram a diversidade do país, que combina ícones consagrados do turismo, belezas naturais de Norte a Sul, com destinos que equilibram e conectam os viajantes com experiências de lazer, cultura, natureza e entretenimento.
Das atrações mais vendidas, os grandes clássicos continuam em alta, o Beto Carrero World (1º), em Santa Catarina, e o Beach Park (2º), no Ceará, seguem como os preferidos, oferecendo muita diversão e entretenimento, combinadas com sol e mar.. Cruzeiros marítimos (3º) também seguem como escolha consolidada de lazer com múltiplos destinos e serviços a bordo. Seguidos pelas Cataratas do Iguaçu (4º) e por experiências de litoral como os passeios de jangada (5º) e os tours pelas praias (6º). Jalapão (7º), resorts (8º) e city tours (9º) também aparecem entre os destaques.
Entre as cidades escolhidas pelos viajantes, o Rio de Janeiro (1º) lidera o ranking, seguido por Porto de Galinhas (2º), Maceió (3º), São Paulo (4º) e Porto Seguro (5º). Na sequência, estão Salvador (6º), Fortaleza (7º), Recife (8º), Praia do Forte (9º) e Natal (10º), uma diversidade que reforça a diversidade de experiências oferecidas pelo país, com sol, mar, história e cultura local, e mostram como o turismo nacional combina diferentes tipos de vivências, do ecoturismo ao conforto da hotelaria e à imersão cultural nas cidades.
No recorte por estado, a Bahia (1º), Pernambuco (2º) e Alagoas (3º) formam o topo, seguidos por Rio de Janeiro (4º), São Paulo (5º), Ceará (6º), Rio Grande do Sul (7º), Rio Grande do Norte (8º) e Amazonas (9º).
O estudo ainda apontou os chamados “destinos emergentes”, que são aqueles que ainda não figuram entre os mais vendidos, mas vêm registrando crescimento acelerado e ganhando cada vez mais espaço na escolha dos viajantes. No Brasil, os destaques foram Belém do Pará (1º), Ipojuca (2º), Cumbuco (3º), Bonito (4º), Gramado (5º), Aracaju (6º), Campina Grande (7º) e Pipa (8º). Esses destinos indicam tendências de consumo que podem se consolidar nos próximos anos.
As escolhas de viagem dos brasileiros em 2024 evidenciam a amplitude e a riqueza da oferta turística nacional. Entre atrações, cidades e estados mais vendidos, figuram 12 unidades da Federação, abrangendo desde ícones de sol e mar até destinos de natureza exuberante, roteiros culturais, grandes centros urbanos e experiências de entretenimento. Quando se somam os destinos emergentes mais citados, o mapa turístico se expande para as cinco regiões do Brasil, revelando um cenário plural e dinâmico, com interesse crescente por novas rotas e vivências autênticas. Essa capilaridade nas escolhas dos viajantes reafirma o papel estratégico do turismo doméstico na geração de renda local, na valorização das identidades regionais e na sustentação de uma malha de serviços que beneficia destinos de perfis variados em todo o país
Turismo Internacional – EUA na frente, mas Europa e Ásia ganham terreno
Com embarques internacionais representando quase 40% das viagens comercializadas pelas operadoras associadas à Braztoa em 2024, o interesse por destinos no exterior segue aquecido — e cada vez mais diversificado. Os Estados Unidos mantêm a liderança no gosto dos brasileiros, mas destinos europeus e asiáticos vêm ganhando terreno, refletindo um viajante mais aberto a novas experiências e cultura.
Entre as atrações internacionais mais vendidas, Orlando segue imbatível como centro das grandes atrações. Os parques da Disney (1º) e da Universal Studios (2º) continuam entre os favoritos absolutos, mas o ranking revela uma busca crescente por experiências variadas: os cruzeiros internacionais (3º). Torre Eiffel (4º), Seaworld (5º), City Tours (6º) por grandes capitais, Parques Temáticos (7º), Disney Paris (8º), Machu Picchu (9º) e os Palácios Europeus (10º) completam o ranking de atrações.
Entre as cidades, o top 10 reúne diferentes estilos e continentes, liderado por Orlando (1º), seguido por Lisboa (2º), Paris (3º), Roma (4º), Nova York (5º), Buenos Aires (6º), Miami (7º), Punta Cana (8º), Santiago (9º) e Londres (10º). Um mix que combina lazer, cultura, praia, compras e grandes centros urbanos.
O ranking dos países mais vendidos reafirma o domínio dos Estados Unidos (1º), mas já traz Itália (2º) e Portugal (3º) no pódio — reflexo de um crescente interesse por destinos culturais e gastronômicos. Completam o Top 10: Argentina (4º), França (5º), Espanha (6º), Chile (7º), Tailândia (8º), República Dominicana (9º) e Japão (10º).
Na lista dos destinos internacionais emergentes, o interesse crescente por experiências culturais, de natureza e por novas rotas levou Tailândia (1º), Japão (2º), Bariloche (3º), África do Sul (4º), Singapura (5º), Emirados Árabes (6º), Tunísia (7º), Bélgica (8º) e Costa Rica (9º) a se destacarem entre as escolhas em ascensão em 2024.
O conjunto das atrações, cidades e países mais vendidos mostra que o turismo internacional em 2024 foi marcado por um equilíbrio entre destinos clássicos e novas descobertas. Enquanto ícones consolidados como Orlando, Paris e Nova York seguem no topo, experiências culturais, paisagens exóticas e destinos não tradicionais vêm ganhando espaço, como demonstram as presenças de Tailândia, Japão, Machu Picchu e os palácios europeus nos rankings.
O crescimento de cidades como Lisboa, Roma, Santiago e Punta Cana também aponta para uma ampliação no leque de interesses dos brasileiros, que têm buscado viagens com significado, diversidade de roteiros e conexão com o local. A presença de diferentes continentes nos top 10 revela um perfil de viajante mais curioso, aberto e globalizado, atento a novas oportunidades de vivência ao redor do mundo.
A lista dos destinos mais vendidos e dos destinos emergentes, revela não só os lugares preferidos dos brasileiros, mas também um olhar sobre tendências, comportamentos e desejos de viagem. Ela mostra um equilíbrio entre o clássico e o novo, entre o conforto e a descoberta — e evidencia como o turismo se mantém como uma ferramenta poderosa de conexão, desenvolvimento e encantamento.
Além dos rankings de destinos mais vendidos, o estudo oferece um panorama completo do setor, reunindo dados sobre comportamento de compra, preferências de produto, canais de venda, formas de pagamento, níveis de personalização dos roteiros e perfis de viajantes, além de um panorama do que aconteceu no Brasil e no mundo e como impactou o turismo. Um conteúdo robusto que vai além dos números e ajuda a entender os caminhos que o turismo de lazer tem seguido no Brasil e no exterior.
“O Anuário é um retrato vivo de como os brasileiros viajaram em 2024 — e, mais do que isso, uma ferramenta estratégica que revela movimentos e tendências que devem orientar o setor nos próximos anos. Por trás desses números e embarques estão as operadoras, que têm a expertise de transformar tendências em produtos viáveis, seguros e bem estruturados. Elas são fundamentais não apenas para democratizar o acesso às viagens, mas também para criar experiências personalizadas e com alto valor agregado, atendendo aos novos perfis e desejos dos viajantes brasileiros”, afirma Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
O estudo completo pode ser acessado gratuitamente no site:
www.braztoa.com.br