Turismo baiano vive expectativa alta para o São João

Após flexibilizações de medidas contra o coronavírus, Bahia tem aumento de turistas

[Turismo baiano vive expectativa alta para o São João]

FOTO: Gov/Reprodução

8 de maio é o dia nacional do turismo. Sem carnaval e São João há dois anos, o setor voltou a apresentar bons índices diante das flexibilizações de medidas contra o Coronavírus. Segundo dados apresentados pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em 2021, a Bahia teve um crescimento de 47,3% no setor, mais que o dobro do índice nacional, que ficou em 21,%.

No primeiro trimestre de 2022, o turismo da Bahia continuou aquecido mesmo sem a realização do carnaval. "Em janeiro deste ano, a secretaria fez uma pesquisa sobre o grau de satisfação na retomada. Para 54% dos empresários e 52% dos guias de turismo, o cenário atual na Bahia está melhor ou no mesmo patamar de antes da pandemia", diz em nota a Setur-BA.

Os dados da alta estação são reforçados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) de Salvador. Segundo as informações apresentadas ao Farol da Bahia, a capital baiana, entre o período de dezembro (2021) - março (2022), teve uma receita turística de R$4,4 bilhões. Números que foram influenciados pelo fluxo turístico em torno de 2,9 milhões de pessoas, que representou em uma taxa média de ocupação hoteleira de 60,54%

Dono da agência de turismo Bahia Passeios, o empresário Kleiton Costa, diz que a procura por viagens durante o verão de 2022 corresponderam as expectativas e diz aguardar um São João em alta nas atividades turísticas.

“Tivemos um verão 2022 positivo. Entretanto, é importante ressaltar que a expectativa de retomada às atividades foi balizada por baixo, algo entre 30 e 50%. A gente tem percebido uma queda de renda da população como um todo, e mais especificamente, do público consumidor dos serviços de turísticos. Mesmo assim, acreditamos em um cenário positivo para o São João”, ponderou.

Cenário parecido é esperado por quem lucra com o turismo sazonal no interior do Estado. Ricardo Paixão é dono de imóveis na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA) e, desde que foi anunciada a confirmação da festa junina e a divulgação das atrações, espera pelo retorno de sua fonte de renda.

“Foram dois anos difíceis, sem a maior festa da nossa região. As coisas parecem que agora vão melhorar para gente. Tenho seis casas na cidade e praticamente utilizo elas para locação no São João. Algumas agências de viagens já voltaram a me procurar e a expectativa é que tenha muita fogueira e licor por aqui por Santo Antônio de Jesus", completou.

Mesmo sem tradição, Salvador terá eventos no São João

A capital baiana terá uma grade de apresentações recheada durante o São João. O Governo do Estado já confirmou alguns nomes que irão se apresentar no Pelourinho, além do concurso estadual de quadrilhas juninas e o São João de Paripe, no Subúrbio Ferroviário.

“O Governo do Estado já contratou artistas como Adelmário Coelho, Pablo, Targino Gondim, Bell Marques, Flávio José, banda Limão com Mel, Juliette e estamos buscando mais artistas para as festas juninas em toda a Bahia”, disse Rui Costa no Twitter.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!