Turquia aceita ingresso da Suécia à Otan
Anúncio é uma reviravolta ao condicionamento anterior para que Suécia fosse aceita primeiro na União Europeia

Foto: Divulgação/ Twitter Jens Stoltenberg
A Turquia suspendeu nesta segunda-feira (10) o veto ao ingresso da Suécia na Otan. O anúncio veio por meio do chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, por meio de suas redes sociais.
O anúncio ocorreu na véspera da cúpula da Aliança Atlântica em Vilnius, na Lituânia, com o objetivo de transmitir uma mensagem unificada de apoio à Ucrânia diante da invasão russa. De acordo com o secretário-geral, o acordo firmado com Erdogan resultará no envio do "Protocolo de Adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional" o mais rápido possível, além de colaborar com a Assembleia para assegurar a ratificação.
Glad to announce that after the meeting I hosted with @RTErdogan & @SwedishPM, President Erdogan has agreed to forward #Sweden's accession protocol to the Grand National Assembly ASAP & ensure ratification. This is an historic step which makes all #NATO Allies stronger & safer. pic.twitter.com/D7OeR5Vgba
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) July 10, 2023
O comunicado se torna uma reviravolta visto que mais cedo neste mesmo dia, Erdogan havia afirmado que o país só poderia ingressar após aceito na União Europeia.


