TV aberta perde audiência e serviços de streaming conquistam os brasileiros
Principais canais abertos tiveram nova queda de audiência nos nove primeiros meses de 2021

Foto: Getty Images
As novas tecnologias e a inovação dos serviços de streaming fazem com que a TV aberta se torne cada vez menos interessante para os brasileiros. Após ver os serviços de streaming ficarem atrás apenas da Globo em 2020, os principais canais abertos tiveram nova queda de audiência nos nove primeiros meses de 2021. Dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), divulgados pela coluna de Ricardo Feltrin, do UOL, apontam que, com exceção da Record, todas as emissoras abertas, bem como a soma dos canais por assinatura, sofreram com uma queda brusca nas medições entre janeiro e setembro deste ano.
Na média do Ibope no país (que leva em consideração as 15 regiões metropolitanas), a Globo teve queda de 2% em comparação com o ano passado. Já o SBT (-13%), Band (-11%), RedeTV (-22%) e os canais pagos (-16%) tiveram redução de share, que é a medição da participação de cada canal no universo de aparelhos ligados nas 24 horas do dia. Já em pontos, os números também demonstram como a TV aberta tem perdido espaço para o streaming no Brasil.
A RedeTV teve uma redução de 25%; canais pagos, -19%; SBT, -16%; Band, -14%; e Globo, -6%. Neste caso, a Record foi a única a crescer, com um ligeiro ganho de 4%. Já as plataformas online, segundo os dados, seguem em crescimento acelerado e tiveram cerca de 34% a mais de share (porcentagem de TVs ligadas em algum serviço) em comparação com 2020. Já em pontos, o aumento foi de 29%, pulando de 4,7 pontos para 6,1 pontos neste ano.
Facilidade
Com plataformas já consolidadas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, além do HBO Max, o streaming fica cada vez mais forte no quesito preferência dos brasileiros. Além de possibilitar ao espectador assistir o que quiser na hora que quiser, o streaming também tem ganhado a disputa contra os canais abertos pela qualidade de suas produções.
“O streaming está tomando o espaço que antes era da TV à cabo. Agora você tem a possibilidade de escolher o que assistir na hora que quiser. Outra coisa que chama a atenção é o fato dos serviços estarem apostando bastante em produções consideradas populares, como a Disney, que tem lançado a cada dois meses alguma série da Marvel”, explica Fábio Gomes, apresentador e especialista em cultura pop. Para ele, as novelas podem ser um grande “trunfo” das plataformas para conquistar de vez o consumidor brasileiro na disputa com os canais abertos.