TV Cultura estreia documentário sobre Almino Affonso neste domingo (16/7)!

Aos detalhes...

[TV Cultura estreia documentário sobre Almino Affonso neste domingo (16/7)!]

FOTO: Divulgação

Neste domingo (16/7), a TV Cultura estreia o documentário “Almino Affonso, por ele mesmo”. O filme se estrutura como um trabalho de memória ao abordar a trajetória deste personagem singular da política brasileira. Forjado na campanha nacionalista pelo monopólio do petróleo e chamado de “Uirapuru da eloquência”, pela excelência como orador, Almino Affonso viveu os movimentados governos de Juscelino Kubistchek, Jânio Quadros e João Goulart; o golpe cívico-militar de 1964, o exílio e a redemocratização. A produção vai ao ar às 22h.

Portador do nome e do legado do avô, que fora um membro ativo da luta pela abolição no Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte, além de deputado constituinte da 1ª República em 1891, Almino Affonso atravessou a história política brasileira da segunda metade do século XX defendendo a democracia, o princípio de autodeterminação dos povos e os direitos da classe trabalhadora.

Mas por detrás do homem público, sempre esteve o amante das letras e memorialista incansável. Aos 94 anos de idade, Almino Affonso navega desenvolto pelas suas memórias, e é neste personagem que o documentário esteve focado ao longo dos diversos encontros gravados durante as eleições de 2022. Tecendo uma saborosa narrativa na primeira pessoa, o documentário também conta com um riquíssimo material de arquivo (cinejornais, imprensa, discursos no parlamento, telejornais), além do vasto acervo fotográfico do biografado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!